Notícia
Lojistas pedem lei que autoriza avisar por WhatsApp que consumidor será negativado
25/08/2017

Proposta da FCDL-RS foi encaminhada ao deputado estadual Tiago Simon

 

Fonte: Zero Hora

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul quer uma lei que permita avisar por meio eletrônico os consumidores que terão o nome negativado por inadimplência. A ideia é usar, inclusive, SMS e WhatsApp. Atualmente, o judiciário tem entendido que o processo precisa ser feito por meio impresso.

A entidade encaminhou o pedido ao deputado estadual Tiago Simon. Segundo a FCDL-RS, o parlamentar fará o projeto de lei. 

- A lei também estipularia um prazo mínimo de dez dias para quitação do débito ou apresentação do comprovante de pagamento, antes de ser efetivada a inscrição no registro de inadimplência. - informa o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

A entidade argumenta que o texto obedece ao Código de Defesa do Consumidor, que determina que a comunicação seja por escrito. A proposta muda apenas do meio impresso para o meio eletrônico.

- O conteúdo não especifica a forma como esta comunicação escrita deve ser realizada não havendo, portanto, qualquer afronta ao Código de Defesa do Consumidor. Também abre espaço para os Estados terem a competência de dispor a respeito - comenta Koch.

Para finalizar, a proposta frisa que o Novo Código de Processo Civil já estabelece a possibilidade de intimações por meio eletrônico. A coluna consultou a diretora-executiva do Procon de Porto Alegre sobre o assunto. Sophia Martini Vial não viu ilegalidade ou abusividade no assunto.

- Acho que o fundamento de casar com o Novo Código de Processo Civil é bem inteligente por parte deles. Até algumas intimações têm sido feitas assim pelo judiciário.

Deixe seu comentário

Avenida Fiorentino Bachi, 791

Sananduva - RS

A RÁDIO

REDES SOCIAIS

RÁDIOS ONLINE

NOTÍCIAS

|54| 3343-1438 

|54| 3343-1662

  Rádio Sananduva - Todos os direitos reservados